Páginas

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Controlling Empresarial (EC - PCA)


O papel no Controlling Empresarial (EC)
O módulo Controlling empresarial (EC) é um sistema poderoso e integrado que possibilita informações atualizadas e eficientes para o controlling do seu grupo ou empresa.
O EC consiste nas aplicações Sistema de informação executiva (EC-EIS), Consolidação (EC-CS) e Contabilidade de centro de lucro (EC-PCA).




Sistema de informação executiva (EC-EIS)
O Sistema de informação executiva apresenta dados acumulados e oferece ferramentas simplificadas para a análise de fatores de êxito críticos para a sua empresa ou grupo. Os bancos de dados podem ser alimentados internamente (do R/3, R/2 ou outras aplicações) ou de fontes externas. O EC-EIS é integrado com outros sistemas de informação em R/3, por meio da arquitetura do SAP Open Information Warehouse.

Consolidação (EC-CS)
A consolidação (atualmente em desenvolvimento) fornece uma visão reconciliada dos dados financeiros de um grupo e possibilitam a criação ‘dos relatórios requeridos pela lei corporativa (por grupo, empresa ou divisão), assim como relatórios que reflitam a estrutura administrativa interna da empresa (por centro de lucro ou região). Isso é possível devido as poderosas funções de consolidação construídas sobre estruturas flexíveis. Os dados não processados podem ser transferidos via interfaces com o FI-GL (Razão), FIAA (Contabilidade de imobilizados), SD (Vendas e distribuição) e EC-PCA. É possível também analisar os resultados da consolidação imediatamente no EC-EIS.

Contabilidade de centro de lucro (EC-PCA)
A Contabilidade de centro de lucro forma uma interface entre as aplicações do controlling operativo (CO) e o módulo Controlling empresarial. Ela reflete os lançamentos reais e planejados do componentes de controlling operativo e de amortização com os quais está integrada em tempo real. Ela sintetiza estes dados de acordo com os centros de lucro que refletem a estrutura interna de áreas de responsabilidade dentro da empresa.
O EC-PCA serve primariamente para calcular resultados (planejados e reais) para os centros de lucro de acordo com a abordagem de cálculo do custo global por período. Se a área funcional é especificada pelos dados nos componentes de controlling, é possível analisar resultados usando a contabilidade de custo de vendas.
Além disso, o EC-PCA possibilita a análise de certos itens de balanço por centro de lucro. Isto possibilita também o controle dos índices necessários para uma área de responsabilidade.
Caso os fluxos de valores sejam armazenados em campos múltiplos usando métodos de avaliação diferentes, pode-se, opcionalmente, avaliar o movimento de mercadorias com preços internos na Contabilidade de centro de lucro.
A Contabilidade de centro de lucro é baseada em contas. Isso significa que os valores são atualizados no EC-PCA de acordo com a conta. É possível, consequentemente, reconciliar os dados daqui com os da Contabilidade financeira.
É possível modificar ou complementar os dados reais e planejados obtidos dos componentes operativos para satisfazer as necessidades de uma empresa para Contabilidade de centro de lucro (rateio, distribuição, reavaliação). É possível usar estes dados como base para análises mais estratégicas usando EC-EIS.
As hierarquias de centros de lucro múltiplos (orientadas por lucro, funcionais, regionais etc.) possibilitam a análise de dados de formas diferentes em organizações multidimensionais. Eliminando-se de negócios internos, é possível também representar os dados em níveis hierárquicos mais elevados.
O EC-PCA oferece um sistema abrangente e flexível de informações para a análise de dados por período. É possível acessar os lançamentos originais do FI, CO, SD, MM etc. diretamente para identificar potenciais fraquezas. Usando-se a interface relatório-relatório, é possível expandir para sistemas de informações de outros componentes.

Diferenças entre EC-PCA e Demonstração de resultados (CO-PA)
A Demonstração de Resultado (CO-PA), como a Contabilidade de centro de lucro, é outra forma de contabilidade de resultados. Porém, ela é incorporada na contabilidade de custos operativa. Isso significa que os objetos de resultado no CO-PA são objetos de classificação contábil e estão diretamente integrados no fluxo de dados em contabilidade de custos.
Ao contrário do EC-PCA, onde os lucros são encontrados por áreas de responsabilidade dentro da empresa, o CO-PA possibilita a análise dos resultados de diferentes segmentos do seu negócio operativo – definido de acordo com produtos, clientes, ordens, ou qualquer combinação ou grupo destes – ou unidades organizacionais, tais como empresas ou divisões. A finalidade do COPA é fornecer informações sobre o mercado aos departamentos de contabilidade e pessoas responsáveis decisões em vendas, marketing, administração de produto e planejamento empresarial.
É possível definir os dados mestre e as estruturas básicas na flexibilidade do CO-PA para satisfazer as necessidades da empresa. Selecionando-se apenas os objetos para a avaliação (características) e os índices requeridos, é possível criar uma estrutura multidimensional de análise específica para uma companhia.
Ao contrário do EC-PCA, o CO-PA possibilita o uso de uma contabilidade baseada em contas ou custos. Na contabilidade baseada em custos, é possível definir seus próprios campos de valores para análise. Na contabilidade baseada em contas, os valores são representados em contas.
O EC-PCA e o CO-PA não devem ser considerados componentes alternativos. Ao contrário, eles se complementam e oferecem, em conjunto, uma ferramenta flexível e abrangente de contabilidade de controle de resultados, possibilitando uma perspectiva orientada para o mercado, e uma para as pessoas e responsabilidades.
Para obter mais detalhes sobre o CO-PA e como ele difere do EC-PCA, consultar a Biblioteca R/3 em

Diferenças entre EC-PCA e Ledgers especiais (FI-SL)
O componente Ledgers especiais (FI-SL) é usado primariamente para a realização de tarefas de contabilidade específicas de uma empresa que não possam ser realizadas usando-se a funcionalidade standard do SAP. Este componente não contém funcionalidades de negócios predefinidas. Em vez disso, ele oferece uma série de ferramentas abstratas que já se encontram em uso em várias aplicações standard.
Por exemplo, a Contabilidade de centro de lucro baseia-se, em grande medida, nas técnicas disponíveis no FI-SL. É possível usar ledgers especiais para complementar a Contabilidade de centro de lucro, caso as suas necessidades não possam ser aí satisfeitas. Porém, isso exigiria uma quantidade significativa de programação e atualização adicional.



by Allan Eduardo Favaron
SAP FI Consultant

Nenhum comentário:

Postar um comentário